Medicina pelo FIES: como funciona?
Cursar Medicina pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma possibilidade para quem irá fazer a graduação em uma universidade privada. Trata-se de um curso com mensalidades elevadas e que nem todos os estudantes têm como arcar com o valor integral. Continue lendo para saber mais.
Medicina pelo FIES: como funciona?
Para ter a possibilidade de usar o FIES para sua graduação de Medicina é necessário ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O programa tem como regra que o estudante que deseja o Fies para Medicina tenha obtido pelo menos 450 pontos no Enem. Também não pode ter zerado na prova de redação.
As regras citadas acima são exigências básicas para que os candidatos possam se inscrever. Porém, a aprovação depende da nota de corte do curso de Medicina em cada universidade. Lembrando que a concorrência tende a ser bastante acirrada entre os candidatos do curso de Medicina.
Como funciona o FIES?
O FIES funciona da mesma forma para todos os cursos, a diferença é a nota de corte de cada graduação. Em linhas gerais, o Governo Federal oferece um empréstimo para que o estudante possa pagar pela graduação. Os juros estão bem abaixo do mercado e o graduando só começa a pagar a dívida depois de formado.
Após ter concluído o curso, o estudante ainda tem um período de carência para começar a pagar o empréstimo. As parcelas podem ser programadas para vários anos. No decorrer do curso, o estudante paga somente uma taxa trimestral que diz respeito aos juros do financiamento.
Requisitos para pedir o FIES para Medicina
Para ter acesso ao financiamento do FIES é necessário que o candidato atenda alguns pré-requisitos definidos pelo Ministério da Educação (MEC):
- Ter feito as provas do Enem, a partir do ano de 2010;
- Ter obtido a nota mínima nas provas;
- Ter renda familiar bruta de até três salários mínimos mensais por pessoa (é necessário comprovar)*;
- Inscrever-se no processo seletivo.
*Nos casos em que a família possui renda bruta maior do que três salários mínimos, é possível obter o financiamento parcial. Dessa forma, somente metade do valor do curso é financiado.
Como funciona o processo seletivo do FIES?
A partir de 2015, o modelo de processo seletivo do FIES foi alterado. Tornou-se mais parecido com o do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Também houve a redução do número de financiamentos oferecidos pelo programa. O FIES está mais concorrido.
O processo seletivo do FIES é realizado duas vezes ao ano, a divulgação é feita pelo site oficial do programa. Não há como saber com antecedência quantas vagas estão disponíveis para Medicina. Os candidatos são classificados por ordem de nota, a mais alta obtém o benefício, conforme as vagas disponíveis.
No decorrer da seleção, o candidato deve acompanhar a alteração das notas de corte pelo site oficial do programa. É possível mudar de curso, turno ou instituição de ensino, caso seja necessário. A lista de pré-selecionados é postada assim que a seleção é encerrada. A lista de espera é postada logo depois.
Como efetivar o financiamento do FIES
O candidato aprovado no processo seletivo do FIES, deve reunir a documentação exigida e se dirigir à instituição de ensino para se matricular. Além disso, é preciso que o estudante procure por uma instituição bancária para firmar o financiamento. No edital do programa tem todas as instruções de como proceder.
O financiamento depende somente da renda que o candidato comprovou. Pode ser o valor total do curso ou somente parte dele. Esse cálculo pode ser feito no próprio sistema do FIES. Para isso são utilizados os dados fornecidos pelo candidato no momento do cadastro.
Quais faculdades de Medicina aceitam o FIES?
É importante citar que nem todas as faculdades privadas de Medicina do Brasil aceitam o FIES. Porém, com o passar do tempo esse número vem aumentando. O ideal é pesquisar no site do programa para saber se a instituição do seu interesse aceita.
A importância de ter um bom desempenho no Enem
Se você deseja conquistar o financiamento do FIES para o curso de Medicina deve ter foco total em ter um bom desempenho na prova do Enem. Como citamos ao longo do artigo, há nota de corte, que para esse curso é a partir de 450.
Então, para se preparar para esse desafio, a dica é estudar o máximo possível para a prova do Enem. Lembre-se que, além de ter uma boa pontuação nas provas de múltipla escolha, é fundamental ter um bom desempenho na redação. Um dos pré-requisitos do FIES é não zerar na redação, mas, além disso, uma nota alta é um diferencial.
Gostou de saber mais sobre Medicina pelo FIES? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!