Medicina: Quantos e Quais Vestibulares Prestar?
Olá, pessoal!
Hoje quem escreve não é o Jordy professor de Física, mas sim o Jordy coach. Gostaria de falar de um tema que infelizmente, ano após ano, vejo e revejo acontecer principalmente na vida dos vestibulandos de medicina.
O Vestibular de Medicina
Não é novidade para ninguém que o vestibular de medicina é o mais concorrido, ou seja, o mais disputado de todos. Exige dos candidatos um alto grau de comprometimento e de preparação. Isso gera uma quantidade de stress tal que a pessoa acaba – na ânsia de se livrar desse problema – não planejando direito os vestibulares que vai prestar. E nesse mau planejamento, o que era um problema pode se desdobrar em inúmeros outros…
Existem vestibulandos que é só saberem que haverá um vestibular de medicina e lá estão eles. Não acho isso uma boa ideia, pois muitas vezes a prova é muito diferente do que eles estão estudando (caso de vários vestibulares de outros estados), fazendo com que o resultado não seja bom e que abale mais ainda a já frágil auto-estima do candidato.
Mas vamos supor que o candidato seja aprovado. Muitas vezes ele nem pensou em coisas elementares ligadas à sua aprovação e sua nova vida como, por exemplo, pagamento das mensalidades (se for o caso), distância da família, amigos, namorado(a), nova moradia, cultura do local, etc. O que era para ser uma alegria vira um problema gigante com o passar do tempo.
Quantos Vestibulares Prestar?
Minhas sugestões com base no que tenho visto em mais de 20 anos acompanhando estudantes ingressando nessa maravilhosa e desafiadora carreira são as seguintes:
1) Tenha FOCO! Não acho uma boa ideia ter uma opção apenas. Mas também ter inúmeras não é nada bom. Selecione segundo critérios preestabelecidos as faculdades de medicina que vai prestar, segundo valores que são importantes para você.
2) Para cada opção, faça uma lista de ganhos e perdas, ou seja, de coisas positivas e negativas atreladas a sua aprovação. Nesse momento podem surgir questões que nunca passaram por sua cabeça até o momento.
3) Antes de cada vestibular que for fazer, leia os manuais. As regras e critérios são diferentes de uma prova para outra. E para “entrar no clima” da prova, procure na internet provas resolvidas dos vestibulares de medicina e procure resolvê-las. Isso costuma ajudar bastante.
É isso aí! Espero tê-los ajudado. Grande abraço do Jordy!