24/06/2021 Vestibular Medicina

Passei no vestibular de Medicina – Quais são os próximos passos?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Passei no vestibular de Medicina – Quais são os próximos passos?

Muitos estudantes aprovados no curso de medicina se perguntam: passei no vestibular, e agora? Por ser um dos cursos superiores mais concorridos, é natural que os candidatos ocupem sua mente apenas com a rotina de estudos antes do vestibular.

No entanto, após a alegria de ver seu nome da lista de aprovados, começa a surgir dúvidas em relação aos próximos passos. Continue lendo e saiba exatamente quais são esses passos.

Passei no vestibular de Medicina, e agora?

Confira a seguir os passos seguintes à aprovação no vestibular de medicina para se organizar e fazer tudo com tranquilidade.

Verifique as datas de matrícula

Depois de comemorar a sua aprovação em um dos cursos mais concorridos do vestibular, é importante se organizar para não perder os prazos de matrícula. Há instituições de ensino que divulgam o cronograma de matrículas junto ao edital de inscrições para o vestibular, mas essa não é uma regra. Existem outras que fazem essa divulgação depois de publicarem a lista dos aprovados.

Se a universidade em que você foi aprovado já tinha divulgado as datas, basta conferir o Manual do Candidato ou documento equivalente. Contudo, se as datas ainda não tinham sido divulgadas, é importante checar o site da universidade, assim como as suas redes sociais, em busca de atualizações. Você também pode entrar em contato via e-mail ou telefone com a secretaria do curso.

Separe a documentação necessária

O passo seguinte consiste em separar a documentação necessária para realizar a sua matrícula. De maneira geral, é pedido: RG, CPF, certidão de nascimento, foto 3×4, comprovante de endereço, título de eleitor, certificado de reservista, histórico escolar e comprovante de conclusão do ensino médio.

Lembramos que algumas instituições de ensino podem solicitar outros documentos, então, é importante verificar a lista oficial da universidade. Dê atenção especial ao prazo, horário e local. Não deixe para resolver a sua matrícula em cima da hora, lembre-se como foi difícil conquistar a sua vaga no curso de medicina.

Matrícula em disciplinas

Normalmente, no primeiro semestre da universidade os estudantes são matriculados automaticamente nas disciplinas. Eles recebem um documento com o cronograma das aulas com dias e horários.

Atenção: é importante que estudantes que já tenham começado ou concluído outro curso universitário verifiquem se há a possibilidade de pedir equivalência de disciplinas.

Isso acontece quando o estudante já cursou disciplina equivalente em outro curso e solicita o preenchimento automático do crédito. Esse é o momento de perguntar como é o processo desse tipo de pedido para dar entrada o mais rápido quanto possível. Na grande maioria dos casos, é preciso apresentar o histórico da disciplina fornecido pela secretaria do outro curso para que se possa conferir se são mesmo equivalentes.

Relaxe e se familiarize

O período transcorrido entre a matrícula e o início das aulas pode ser usado para relaxar e se preparar para entrar na rotina da universidade. Você pode aproveitar para fazer o caminho entre a sua casa e o campus, seja de carro ou ônibus, será preciso aprender a como chegar, não é mesmo? Se possível, converse com estudantes veteranos do curso para saber o que lhe aguarda no primeiro semestre.

Aproveite esse tempo para ler alguns livros importantes para quem pretende seguir a carreira de médico. Além de livros técnicos, busque leituras de biografias de profissionais que são inspirações para você seguir nessa profissão. É um momento único em que estará vivenciando a alegria de ter sido aprovado e a expectativa pelo início da sua trajetória acadêmica.

Eventos de apresentação da estrutura

Boa parte das universidades dedica a primeira semana de aulas dos calouros à apresentação da instituição e estrutura. Esse é um momento muito importante para que os novos estudantes do curso de medicina confraternizem com os veteranos e saibam como funciona a universidade.

Saber onde solicitar documentos, fazer pedidos, pegar os xérox das disciplinas, fazer o lanche entre as aulas, entre outros, é essencial para ter uma rotina acadêmica organizada desde o início. Sendo assim, recomendamos que você não falte nessa primeira semana de aula.

Também é válido dizer para encarar numa boa algumas ações de confraternização, como trotes solidários, por exemplo, em que os calouros são levados para fazer algum tipo de bem-feitoria em instituições beneficentes. Caso o “trote” aplicado pelos veteranos pareça desproporcional, é possível buscar a secretaria do curso, mas nos últimos anos esse tipo de recepção tem sido proibido em boa parte das universidades.

Tenha paciência

A transição entre a rotina de estudos para passar no vestibular e o curso universitário pode ser mais tranquila se você tiver paciência. Independentemente do quanto sua escola do ensino médio fosse rigorosa, sempre há algum impacto ao chegar ao ambiente universitário. O primeiro semestre serve como um momento de adaptação para a nova realidade, vivencie esse período apreendendo o máximo possível.

Gostou de saber quais são os passos seguintes a aprovação no vestibular? Esse é um momento de celebrar a conquista e se preparar para a nova fase!

Retornar ao Blog