Previsão FUVEST 2015 – Química
Basicamente, os tópicos que podem aparecer neste ano estão baseados nos dos anos anteriores. Podemos verificar algumas coisas da prova de química:
Cálculos estequiométricos: em toda prova de química da FUVEST aparece; então é importante saber calcular e fazer as equações químicas, equações com rendimento e balanceamento, cálculos de excesso e assim por diante. É importante não ir para a prova sem saber isso.
Interações intermoleculares: (interação entre moléculas): dipolo induzido, dipolo permanente e pontes de hidrogênio aparecem muito. Lembrando que aí também entram as questões de solubilidade, onde o que é polar tende a dissolver o que é polar e o que é apolar tende a dissolver o que é apolar. A FUVEST sempre cobra esse tipo de questão.
Atomística: Modelos atômicos, ligações químicas e tabela periódica também podem aparecer e geralmente são questões simples e interpretativas (sempre tem um texto, onde conta-se uma história e você deve interpretar de acordo com os seus conhecimentos).
Química orgânica: vem aparecendo bastante, principalmente no reconhecimento das funções orgânicas, como alcoóis, ácidos carboxílicos e principalmente os ésteres e reações de esterificação (ácido carboxílico + álcool – éster + água). Atenção aos tópicos de reação orgânica e reconhecimento de função.
A FUVEST pode pedir também as outras condições, como interação intermolecular, tabela periódica, ligações químicas, ou até mesmo um cálculo estequiométrico. A FUVEST gosta de mesclar assuntos.
Cinética e equilíbrio: É importante saber como se faz um cálculo cinético, como se reconhece um equilíbrio e, principalmente, como se dá o deslocamento do equilíbrio. No geral são questões teóricas, onde pode ser apresentado um texto abordando um assunto interessante e pedir para identificar o equilíbrio em questão e seu deslocamento.
A FUVEST no geral faz uma prova boa e bem escrita, com teoria bem redonda e com poucos cálculos, sendo que estes podem ser simplificados e resolvidos de forma bem tranquila.