Como funciona o ProUni para Medicina?
Para aqueles que sonham em se tornar médicos, é interessante conhecer como funciona o ProUni para Medicina. Os candidatos interessados em bolsas de estudo para esse curso precisam ter atenção às notas de corte e conhecer os requisitos para o processo seletivo. Continue lendo para saber mais sobre como conseguir a bolsa.
Conheça as condições do ProUni para Medicina
O curso de Medicina é um dos mais concorridos nas universidades federais, o que faz com que muitos candidatos busquem nas instituições privadas uma alternativa. No entanto, as mensalidades dos cursos de Medicina nas universidades privadas são bem altas. Dessa forma, para muitos é necessário buscar por uma bolsa.
O ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo Governo Federal para que mais estudantes tivessem acesso ao ensino superior por meio de bolsas de estudos. O programa oferece bolsas de estudos de 50 e 100% para os interessados em ingressar na universidade de Medicina.
Critérios para as bolsas do ProUni para Medicina
Os candidatos interessados em concorrer às bolsas de estudos devem alcançar uma pontuação de mais de 450 pontos no Enem. Além disso, não podem ter zerado na redação. Há ainda outros critérios listados abaixo:
- Ter cursado o Ensino Médio completo em uma escola da rede pública. A exceção fica para os estudantes que estudaram como bolsistas na rede particular.
- Ter renda familiar máxima de três salários-mínimos.
Como fazer a inscrição para o ProUni de Medicina?
Você atende aos requisitos citados acima? Então pode fazer a sua inscrição no ProUni para Medicina. Para se candidatar às bolsas de estudo do ProUni é necessário acessar o site do programa. Fique atento ao período de seleção. A inscrição é gratuita, o processo seletivo é aberto duas vezes ao ano (normalmente em janeiro e junho).
Passo a passo para se inscrever no ProUni para Medicina:
- Acessar o site do ProUni;
- Informar seu número de inscrição e senha do Enem (deve ser do ano anterior);
- Incluir um endereço de e-mail e um telefone assim como seus dados cadastrais;
- Escolher até duas opções entre as vagas disponíveis para Medicina.
Atenção!
Na escolha das opções você deverá optar por:
- Faculdade;
- Local de oferta (cidade, campus e unidade);
- Turno (para Medicina o turno é integral);
- Tipo de bolsa (integral ou parcial);
- Modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).
Tendo feito a escolha dessas opções você só precisará confirmar a sua inscrição.
A nota de corte para Medicina no ProUni
A nota de corte ou nota mínima refere-se à pontuação mínima que deve ser alcançada no Enem para que o aluno seja selecionado para um curso. O curso de Medicina, devido a sua grande concorrência, possui nota de corte alta. Essa pontuação varia conforme a modalidade de concorrência, ampla ou por cotas.
Devemos salientar que a nota de corte varia durante os dias de seleção para o exame. O mais indicado é que os candidatos façam o acompanhamento diário do processo seletivo pelo site do ProUni. Em geral, a média das notas de corte para bolsas do ProUni ficam em torno de 700 pontos.
Ocupação de vagas remanescentes de Medicina
O ProUni foi criado para que os estudantes se inscrevam para preencher as vagas remanescentes nas instituições de ensino privadas. Normalmente, as inscrições são abertas algumas semanas depois do processo regular ter sido encerrado. Os interessados que tenham participado da seleção anterior devem se inscrever novamente.
Algumas regras estão sendo mudadas no ProUni, dessa forma é possível que candidatos que não estudaram o Ensino Médio na rede pública possam se inscrever. O mesmo acontece com os candidatos que não tenham como comprovar a renda conforme o exigido pelo programa.
Basicamente podem concorrer às vagas remanescentes nos cursos de Medicina, nas instituições privadas, os candidatos que não estejam matriculados em outra faculdade.
Divulgação do resultado do ProUni Medicina
A divulgação do resultado do ProUni é feita através do site oficial do programa. É importante que os candidatos fiquem atentos às datas, pois é dele a responsabilidade pelo acompanhamento.
Cursos bastante concorridos, como Medicina, Odontologia e Psicologia, normalmente têm vagas remanescentes.
Instituições de ensino privadas que aceitam ProUni no curso de Medicina
Há diversas faculdades que possuem parceria com o ProUni e que disponibilizam bolsas de estudos através desse programa. Vale dizer que o Ministério da Educação (MEC) somente aceita no programa universidades bem avaliadas. Confira abaixo algumas instituições de ensino que aceitam o ProUni:
- Universidade Católica de Brasília (UCB);
- Universidade Estácio de Sá (UNESA);
- Universidade Positivo;
- Universidade de Caxias do Sul (UCS);
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
- Universidade Potiguar;
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR);
- Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH);
- Faculdade Santa Maria (FSM);
- Universidade Anhembi Morumbi.
No site do ProUni você pode conferir a lista completa de instituições de ensino que tem parceria com esse programa de bolsas de estudos.
Gostou de saber mais sobre como funciona o ProUni para Medicina? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!