Início / Blog / Vestibular Medicina / Quero fazer medicina, por onde começo?

Quero fazer medicina, por onde começo?

Responsive Image

Escolher a profissão que queremos seguir é um decisão importante e muitas vezes difícil. Se você já decidiu, pode estar se perguntando: “Quero fazer medicina, por onde começo?”.
 
É realmente um questionamento importante a se fazer, principalmente porque quanto mais organizado você começar a investir seu futuro, mais fácil será atingir o seu objetivo.
 
Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você e traçar um plano para realizar o sonho de cursar a faculdade de Medicina.
 


médico segurando estetoscópio

 

Como funciona o curso

 
Depois que você pesquisou sobre a carreira, entendeu como é o trabalho do médico na prática e quais habilidades você precisa desenvolver para exercer essa profissão, você precisa estudar sobre o curso. Entender como ele funciona vai lhe ajudar a saber o que você precisa fazer para ter sucesso nele.
 
Uma informação muito importante é que o curso de medicina é de período integral, isso significa que você terá aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Ou seja, é necessário ter disponibilidade de tempo para conseguir se dedicar aos estudos.
 
Geralmente, a duração do curso é de, no mínimo, 6 anos que são divididos em 3 ciclos. O primeiro é o básico, em que você vai aprender a teoria. O segundo é o clínico, que já passa para uma parte mais prática, com aulas ministradas em ambulatórios e hospitais. O último ciclo é o internato, quando você precisa iniciar os estágios e colocar em prática tudo que aprendeu.
 

Como se preparar para as provas

 
Agora é hora de dar o próximo passo em direção ao seu sonho: iniciar os estudos para o vestibular de medicina, um dos cursos mais concorridos das universidades, e para o Enem. É preciso muito esforço e dedicação neste período.
 

ESTABELEÇA UMA ROTINA

 
A primeira coisa a se fazer é fazer um plano de estudos e organizar a sua rotina para conseguir estudar o máximo de tempo possível. Crie um mecanismo que lhe ajude a realmente reter o conteúdo. É muito importante que depois de estudar a matéria você faça exercícios para fixar na mente o que aprendeu.
 

MANTENHA O FOCO

 
Estabeleça metas que ajudem você a manter o foco diante de situações que o façam ficar desestimulado, desorganizado ou que acabe tirando a sua atenção. Por exemplo, se você optar por estudar a noite durante a semana, avise seus amigos que não poderá sair com eles nesse período. Assim, eles não farão convites tentadores que podem acabar com sua noite de estudos.
 

ESCOLHA UM LOCAL AGRADÁVEL PARA ESTUDAR

 
Nem pense em estudar na cama ou no sofá. Para conseguir manter a atenção voltada somente para os estudos e sem nenhuma distração, é muito importante que você tenha um local apropriado para realizar os seus estudos. Caso contrário, poderá ficar com sono, com preguiça e desestimulado. 
 
O ideal é ter uma bancada com espaço suficiente para assistir às aulas, fazer exercícios e ler apostilas. A luz branca é a mais indicada para quem precisa manter o foco e a atenção. 
 

SIMULADOS

 
A melhor maneira de se preparar para as provas é realizando simulados. Por meio deles você consegue ter uma noção de como são elaboradas as perguntas, em quais áreas você está com mais dificuldade e quanto tempo você leva para realizar o exame. Com essas informações em mãos fica mais fácil montar e adaptar seu plano de estudos, dando mais ênfase no que precisa ser melhorado.
 

REDAÇÃO 

 
Um dos itens de maiores pontuações nas provas é a redação. Por isso, procure temas que caíram nos anos anteriores e escreva as suas. Faça isso toda semana, se possível. Vale muito a pena se você conseguir um professor para avaliar o seu trabalho. No Hexag, nossos alunos têm uma redação por semana avaliada para melhorar cada vez mais sua técnica e linguagem de acordo com o que é exigido nas principais provas. 
 

PERSISTÊNCIA

 
Colocar todas as dicas acima em prática é muito importante, mas o que vai te levar mais longe é a persistência. Ser um vestibulando de medicina exige muita dedicação e pode ser cansativo. Se você tiver sempre em mente o seu objetivo, você vai conseguir a vaga tão sonhada em uma faculdade de medicina. Por isso, a última dica para passar no vestibular é: não desista!
 


médicos no corredor do hospital

 

Conheça os programas de desconto em instituições particulares

 
Se você quer tentar uma vaga em uma instituição particular, saiba que existem programas que dão desconto na mensalidade.
 
O ProUni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas parciais e integrais. Já o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) concede um crédito ao estudante que só é cobrado após a formatura e a juros baixos. 
 
Para participar de ambos é preciso ter um desempenho alto no Enem e se encaixar nos critérios de renda e escolaridade do Ministério da Educação. 
 
Se a sua dúvida era: “Quero fazer Medicina, por onde começo?”, você já tem diversos passos para iniciar sua jornada em busca da tão sonhada vaga. No cursinho pré-vestibular Hexag Medicina você encontra essas e outras ferramentas para realizar esse sonho. Acesse o https://www.cursinhoparamedicina.com.br/ e saiba como!
 

Hexag Medicina é a metodologia que mais aprova!

 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami