Sistema Solar e seus corpos celestes
O Sistema Solar é formado por oito planetas orbitando a estrela principal, o Sol. Estrelas, planetas, cometas, satélites naturais, meteoroides e asteroides são os chamados corpos celestes. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes o conceito de corpos celestes e quais são os que orbitam o Sol.
O que é o Sistema Solar?
A estrutura astronômica conhecida como Sistema Solar é formada por oito planetas e inúmeros corpos celestes. Esses corpos orbitam o Sol, a estrela principal do sistema. De acordo com estudos científicos, o Sistema Solar se originou a partir do colapso de uma nuvem de objetos celestes.
Confira abaixo os oito planetas que formam o Sistema Solar:
- Mercúrio;
- Vênus;
- Terra;
- Marte;
- Júpiter;
- Saturno;
- Urano;
- Netuno.
Plutão já foi classificado como planeta, no entanto, atualmente, tem o status de planeta anão. Nosso sistema, conta ainda com diversos corpos celestes além dos planetas como meteoroides, cometas, asteroides e satélites naturais.
O que são os corpos celestes?
Todos os astros que estão presentes no Sistema Solar podem ser designados pelo termo corpo celeste. Logo, são corpos celestes:
- Planetas;
- Asteroides;
- Estrelas;
- Meteoroides;
- Cometas;
- Satélites naturais.
A denominação de corpos celestes está relacionada diretamente à astronomia, a ciência que estuda os objetos localizados no espaço sideral. Os corpos celestes têm características específicas que possibilitam a sua classificação.
Corpos celestes: conheça os tipos e suas características
A seguir, iremos apresentar os principais tipos de corpos celestes e as suas características.
Planetas
Planetas são corpos celestes com aspectos físicos mais específicos como temperatura e massa. Esses são os maiores corpos celestes do Sistema Solar e todos eles orbitam a estrela principal, o Sol.
Uma característica importante dos planetas é que esses corpos celestes não possuem luz própria, eles são iluminados pelo Sol. Os oito planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Estrelas
Esses corpos celestes possuem luz própria e estão heterogeneamente espalhados pelo espaço sideral. O Sol é a principal e maior estrela do Sistema Solar. Constelação é o nome dado a um conjunto de estrelas.
Asteroides
Os asteroides estão espalhados pelo espaço sideral e consistem em pequenos corpos celestes constituídos de fragmentos de rochas. Esses corpos se movimentam de forma aleatória no espaço.
Cometas
Os cometas têm como característica mais marcante a sua cauda luminosa que é consequência de uma reação química desencadeada pelo contato com a radiação solar. Esses corpos celestes diminutos são constituídos, majoritariamente, por fragmentos de gelo e rocha.
Meteoroides
Esses corpos celestes apresentam dimensões reduzidas, sendo construídos por fragmentos de rocha e/ou metálicos. Os meteoroides orbitam o espaço sideral e deles surgem meteoritos e meteoros.
Satélites naturais
Os corpos celestes que orbitam outros corpos do Sistema Solar recebem o nome de satélites naturais. Geralmente, esses satélites orbitam planetas e existem em grande quantidade em torno dos planetas. A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua.
Curiosidades sobre os corpos celestes
Confira abaixo algumas curiosidades sobre os corpos celestes.
- A Lua é o corpo celeste mais próximo da Terra.
- A Lua orbita a Terra tendo influência sobre eventos do planeta como as marés, por exemplo.
- Os meteoroides que rompem a atmosfera da Terra são chamados de meteoros.
- Os meteoroides que atingem a superfície da Terra recebem o nome de meteoritos.
- Os oito planetas do Sistema Solar estão divididos em dois grupos: planetas rochosos e planetas gasosos.
- Essa divisão foi feita com base na constituição dos planetas.
- Os planetas do Sistema Solar estão orbitando o Sol.
- Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol.
- Netuno é o planeta mais distante do Sol.
- Plutão foi o nono planeta do Sistema Solar até 2006 quando foi rebaixado ao status de planeta anão.
O que é um planeta anão?
O termo planeta anão foi criado pela União Astronómica Internacional para classificar uma nova classe de corpos celestes. O corpo celeste categorizado como planeta anão é menor do que um planeta e também orbita o Sol. Esse tipo de corpo possui gravidade suficiente para ter forma quase esférica. Porém, sua órbita é desimpedida.
Resumo sobre corpos celestes do Sistema Solar
- Recebe o nome de corpos celestes o conjunto de elementos que se encontram no espaço sideral.
- Os corpos celestes do Sistema Solar são aqueles que orbitam o Sol, com destaque para os oito planetas desse sistema.
- Os corpos celestes podem ser planetas, estrelas, asteroides, meteoroides, cometas e satélites naturais.
- O Sistema Solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
- O Sol é a principal estrela do Sistema Solar emitindo luz, calor e radiação que influenciam diferentes processos astronômicos.
- Meteoroides, cometas e asteroides são os corpos celestes de tamanhos reduzidos que orbitam o espaço sideral.
- Há diversos satélites naturais no Sistema Solar.
- A Lua é o único satélite natural da Terra.
Gostou de saber mais sobre o Sistema Solar e seus corpos celestes? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!