Videoaula – Autores Clássicos da Sociologia
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
A Sociologia como ciência, somente surgiu no século XIX, a partir da publicação de “As regras do Método Sociológico”, pelo francês Emile Durkheim.
OS FILÓSOFOS POLÍTICOS
Entretanto, antes de iniciar os seus estudos sociológicos, seria bastante interessante começar por alguns pensadores que são normalmente classificados como filósofos políticos. Experimente ler “O Príncipe”, escrito pelo florentino Nicolau Machiavel. O próximo poderia ser o francês Montesquieu e o seu “Do Espírito das Leis”.
OS CONTRATUALISTAS
Os próximos pensadores sugeridos são normalmente classificados como contratualistas, pois desenvolveram conceitos semelhantes para explicar porque alguns cidadãos que comandam e outros que são comandados. Para os contratualistas, os cidadãos assinam uma especial de contrato (não existente, implícito) abdicando do exercício de seu direito de serem líderes em nome de outros. Entretanto, esses lideres teriam funções representativas, poderes limitados e a possibilidade de serem substituídos caso sua ‘administração’ não fosse satisfatória. Leia Tomas Hobbes (O Leviatã); John Locke (‘Dois Tratados sobre a Tolerância’ e ‘Cartas sobre a Tolerância’) e Jean Jacques Rousseau (‘Do Contrato Social’ e ‘Emílio’).
OS AUTORES CLÁSSICOS
Faça essas leituras como uma espécie de fundamento para que depois você possa encarar os autores clássicos da Sociologia (Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber) com muito mais propriedade.
Boa leitura!