14/12/2021 Física

O que é Hidrosfera: saiba mais sobre a formação da água e sua importância

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é Hidrosfera: saiba mais sobre a formação da água e sua importância

Para quem está se preparando para o Enem e vestibulares saber o que é a hidrosfera e como ocorreu a formação da água é muito importante. No artigo a seguir iremos explicar esses dois tópicos, bem como ressaltar a sua importância. Vamos começar a nossa jornada pelo ciclo da água? 

O que é hidrosfera?

A hidrosfera consiste em uma das quatro partes que compõem o planeta Terra, permitindo o desenvolvimento da vida. As outras três são: atmosfera, litosfera e biosfera.

O conjunto composto pelas quatro partes dá condições para a sobrevivência dos seres vivos. É o elemento correspondente à massa de água que está acima ou abaixo da superfície terrestre, engloba os três estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso

Aproximadamente 97,5% da água do planeta está concentrada nos oceanos sob a forma de água salgada. A água doce, encontrada em rios, lagos, aquíferos subterrâneos e geleiras, representa em torno de 2,75% da água da Terra. Acredita-se que a hidrosfera seja composta por 1.300 milhões de km³ de água, no entanto, ela não representa nem 0,05% da massa total do nosso planeta. 

Formação da água: como aconteceu?

A água teve um papel imprescindível para a formação de vida em nosso planeta e o seu surgimento foi resultado de uma série de fatores e fenômenos ocorridos há milhões de anos.

No período em que o planeta começou a passar pelo seu resfriamento, houve a formação do vapor de água em decorrência de vulcões que emitiam vários tipos de gases. Esse vapor possibilitou a formação de chuvas. 

Se não houvesse água, não haveria nenhum tipo de vida em nosso planeta. Os primeiros seres vivos chamados de trilobitas, bactérias e seres aquáticos se originaram na água. Posteriormente, eles evoluíram para a forma de anfíbios, na sequência répteis e assim por diante. 

Hidrosfera: como a água é distribuída?

Hidrosfera refere-se à toda a água encontrada em nosso planeta (sólida, líquida e gasosa). Dessa forma, a definição de hidrosfera é bastante ampla e não se restringe aos oceanos, ainda que eles sejam responsáveis pela cobertura de 2/3 da superfície da Terra, lagos e rios. 

São incluídas na hidrosfera as águas continentais (em estado sólido como na forma de geleiras), rios, aquíferos, lençóis freáticos, lagos e a atmosfera na forma de vapor (em estado gasoso). 

Qual é a importância da hidrosfera?

Para existir vida em um planeta, é determinante que haja água. Os quatro elementos que citamos no início do artigo se complementam. Por exemplo, se não existisse a hidrosfera (água) não existiria a biosfera (parte biótica do planeta) e nem a possibilidade de manter o ciclo complexo relacionado à atmosfera e litosfera. 

O ciclo da água – ou seja, o ciclo da hidrosfera – engloba a transferência dessa substância pelos outros elementos que formam o sistema formador do planeta. Em parte, essa passagem abrange as mudanças de estados físicos da água. Todo ser vivo do planeta possui água na forma líquida, assim como ocorre nas plataformas oceânicas e porções continentais.

Logo, todos os seres vivos – incluindo os seres humanos – são parte da hidrosfera e dos demais elementos que se complementam. Os fenômenos físicos da natureza, como transpiração e evaporação, acarretam no ciclo de vida da água. O efeito estufa (elevação da temperatura) produz vapor de água, quando este se condensa na atmosfera leva à formação de umidade e nuvens. 

O retorno da água acontece através da neve ou da chuva, no seu estado líquido cai sobre a superfície (crosta terrestre), rios, lagos e oceanos. O contato da água com o solo contribui para o processo de hidratação de plantas e seres vivos, assim como com o reabastecimento dos reservatórios subterrâneos ao se infiltrar nas camadas mais profundas. O período, na forma de tempo, desse ciclo pode ser de algumas horas ou de anos. 

A água presente nas calotas de gelo e geleiras leva muito mais tempo para se deslocar, esse período pode se estender por até 10 mil anos. Um lago, por exemplo, pode levar entre 15 e 20 anos para passar pelo mesmo ciclo, dependendo do seu volume. 

Quais são as características da hidrosfera?

Confira as principais características da hidrosfera:

Três estados físicos da água

Na hidrosfera a água pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.

Água salgada

Grande parte da água componente da hidrosfera é salgada, o que corresponde a mais de 97%. A água é considerada salgada quando tem mais de 30 gramas de sais por litro.

Água doce

Já para que a água seja considerada como doce, deve apresentar menos de 0,5 gramas de sais por litro.

Água salobra

A água é considerada como salobra quando a quantidade de sais está num intervalo entre os dois casos apresentados acima. 

Um dos quatro elementos

A hidrosfera é um dos quatro elementos que em conjunto propiciam o ambiente e as condições necessárias para o desenvolvimento da vida na Terra. Os outros três são: biosfera, atmosfera e litosfera.

Agora você já sabe o que é a hidrosfera e como se deu a formação da água!

Retornar ao Blog