A sintaxe de colocação tem como objetivo verificar o correto “encaixe” dos pronomes oblíquos átonos quando estes se associam aos verbos. Na língua portuguesa nos temos três possibilidades de encaixe desses pronomes, que ocorrem em função de determinadas condições.
A primeira é a Próclise, que é quando o pronome átono é posicionado antes do verbo que o acompanha. A Próclise ocorre quando temos, por exemplo, palavras negativas (Não me empurre), advérbios e pronomes interrogativos (Tudo me irrita nesse lugar), ou conjunções subordinativas (Se me irritarem, eu xingo) posicionadas antes do verbo.
A segunda possibilidade de encaixe é conhecida como Mesóclise, e consiste na colocação do pronome oblíquo no meio do verbo. É um tipo raro de colocação pronominal, circunscrito ao âmbito literário ou erudito de escrita. Ocorre com verbos no futuro do indicativo (Futuro do Presente > Ex: Dar-lhe-ei os pêsames ou Futuro do Pretérito > Ex: Procurar-me-iam se necessitassem), desde que não haja condições para a Próclise (a Próclise prevalece sobre a Mesóclise).
Por fim, a última possibilidade de colocação pronominal é a Ênclise, que consiste no encaixe do pronome após o verbo. Ocorre em períodos iniciados por verbos (Diga-me o que está acontecendo) ou após alguma pausa, como vírgulas (Ao entrar na sala, deixou-se conduzir pela música).
Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!
Desenvolvimento © 2016 - Todo os direitos reservados.