Aula em vídeo – Sistema Urinário
Funções do Sistema Urinário Humano
Controlar a homeostase, excretar substâncias tóxicas e reabsorver substâncias importantes.
Anatomia do Sistema Urinário
– 2 rins;
– 2 ureteres;
– Bexiga;
– Uretra.
Néfron
Unidade funcional do rim, responsável por realizar a filtração, reabsorção e secreção de substâncias tóxicas.
Anatomia do néfron
– Glomérulo;
– Cápsula de Bisowman;
– Túbulo proximal;
– Alça de Henle;
– Túbulo distal;
– Ducto coletor.
Filtração
Ocorre entre o glomérulo e a cápsula de Bowman. O filtrado glomerular dentro do túbulo proximal tem todas as substâncias do sangue menos células sanguíneas e proteínas pois são grandes demais para serem filtradas.
Reabsorção
A reabsorção ativa (gasto de ATP), ocorre principalmente no túbulo proximal. O vestibulando deve saber que glicose, aminoácidos e alguns sais são reabsorvidos ativamente no túbulo proximal. A água acaba sendo reabsorvida por osmose por praticamente todo o néfron.
Secreção
Ocorre principalmente no túbulo distal e ducto coletor. As substâncias secretadas são sais, drogas grandes demais que não foram filtradas e 2 hormônios (ADH e aldosterona).
ADH tem a função de reabsorver água para o sangue. Isso ocorre devido a abertura de proteínas chamadas aquaporinas.
Uma pessoa que fica um longo período sem ingerir água libera ADH na corrente sanguínea para que haja reabsorção nos túbulos distais, logo a urina será bastante concentrada (amarela).
Aldosterona tem a função de reabsorver sódio para o sangue. Isso ocorre caso a pessoa esteja com a pressão sanguínea baixa, sendo assim ela libera aldosterona na corrente sanguínea para reabsorver solutos e regular a pressão.
Urina
A urina só é formada no ducto coletor, através de todos os ductos a urina chega nos ureteres que a encaminha para a bexiga onde ficará armazenada até surgir o reflexo indicando que está na hora de esvaziar a bexiga. Esta urina atinge o meio externo através das uretras.