Videoaula – Circulação dos Mamíferos (Parte 2)
Sistema Circulatório dos Mamíferos
Nesta videoaula, o professor Fogaça dá continuidade ao conteúdo da aula anterior – Circulação nos Mamíferos (parte 1) -, abordando não somente a circulação nos mamíferos mas também nos demais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis e aves.
Coração dos Mamíferos
Na aula anterior, o coração dos mamíferos foi dividido em quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos. Foi esclarecido que todo vaso que sai do coração é artéria, e que a maior artéria do corpo sai do ventrículo esquerdo – artéria aorta -, e se ramifica em outras levando, além dos nutrientes, oxigênio para todo o corpo. Da mesma forma, foi esclarecido que todo vaso que vai para o coração é veia, e que a maior veia do corpo é a veia cava, que entra no átrio direito.
A circulação nos mamíferos é fechada porque não existem lacunas, é dupla porque passa duas vezes pelo coração em cada ciclo e completa porque o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.
Circulação dos Peixes
Aproveitando o “gancho”, o professor Fogaça explica que os peixes tem um coração chamado venoso porque só passa um tipo de sangue – o venoso -, razão pela qual é uma circulação simples.
Circulação das Aves
Nas aves, a circulação, assim como nos mamíferos, também é fechada, dupla e completa. A diferença é que nas aves a artéria aorta, ao invés de curvar para esquerda, curva para direita.
Circulação dos Anfíbios
Nos anfíbios, dois átrios e único ventrículo, razão pela qual a circulação é fechada, dupla e incompleta já que o sangue venoso se mistura com o sangue arterial.
Confira todas essas informações nesta videoaula.
Gostou? Então assista a mais videoaulas de Biologia, incluindo a parte I sobre circulação sanguínea nos mamíferos.