Videoaula – Doenças de Protozoários
Protozoários: Organismos Unicelulares Eucariontes
As doenças de protozoários são as causadas por organismos unicelulares eucariontes. Os protozoários são divididos em 4 classes de acordo com seu mecanismo de locomoção: os Rizópodes, que se locomovem por emissão de pseudópodes; Flagelados, também denominados Mastigóforos, cuja locomoção dá-se pelo batimento de flagelos; Ciliados, pelo batimento de cílios e os Esporozoa ou Apicomplexa, que não possuem mecanismo de locomoção e são transportados pelo sangue.
Observações Importantes
Obs 1: Não confundir agente etiológico (causador), ou seja, o protozoário, com o vetor de transmissão, no caso da MALÁRIA, a fêmea do mosquito Anopheles.
Obs 2: Lembrar a diferença entre hospedeiro intermediário (organismo no qual o parasita se reproduz de forma assexuada e/ou se desenvolve até o estágio larval) e hospedeiro definitivo (organismo no qual o parasita se reproduz de forma sexuada e/ou se desenvolve até a fase adulta).
A Malária
A Malária é uma doença prevalente em regiões tropicais e recebe várias denominações: maleita, impaludismo e febre intermitente. Esta última, pelo fato do principal sintoma (febre alta) manifestar-se a intervalos regulares . Existem 4 tipos de agentes etiológicos (Plasmódio) e os principais são : Plasmodium vivax que manifesta a febre terçã benigna (ciclos febris a cada 48 hs) da qual os indivíduos, em geral, sobrevivem; e o Plasmodium falciparum que manifesta a febre terçã maligna, cuja evolução é mais agressiva. Na Malária, o HOSPEDEIRO DEFINITIVO é o mosquito Anopheles, pois a reprodução sexuada (produção de gametas) ocorre em seu organismo e,consequentemente, o ser humano age como HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO, no qual ocorre a reprodução assexuada do parasita (esquizogonia).