Videoaula – Equação Fundamental da Ondulatória
Nesta videoaula, o professor Flavio aborda a Equação Fundamental da Ondulatória, conteúdo bastante cobrado nas provas de física dos principais vestibulares: Fuvest, Unesp, Unicamp, Unifesp e Enem, entre outros.
Tipos de Onda
Existem dois tipos básicos de ondas: as longitudinais e as transversais.
Ondas Longitudinais
Toda onda está associada à propagação de energia devido à oscilação. Se a oscilação tem a mesma direção da propagação diz-se que a onda é longitudinal. O som é um exemplo de onda longitudinal e mecânica.
Ondas Transversais
Quando a direção da oscilação for perpendicular à direção de propagação diz-se que a onda é transversal. A luz é um exemplo de onda transversal.
Modelo de Representação da Onda
O estudo de ondas é pautado em um modelo, e como tal temos uma representação gráfica da onda, seja ela longitudinal ou transversal. Nele, o início acontece no ponto zero-zero, no qual fica evidente o período de oscilação (T), ou seja, intervalo de tempo transcorrido para que o padrão de onda volte a se repetir.
Características da Onda
Como a onda está associada a essa transmissão de energia, classificamos dentro do nosso modelo algumas características.
A primeira delas é a amplitude, que é a altura da onda, ou seja, a distância do eixo até a crista ou do eixo até o vale. Crista é a parte mais alta da onda e vale, a parte mais baixa.
O comprimento de onda é a distância que a onda percorre para o intervalo de tempo de um período. Pode ser medida de três formas diferentes: de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. É representado pela letra grega lambda (λ).
Toda onda possui uma velocidade de propagação. O conceito de velocidade está associado a uma variação de posição em um determinado intervalo de tempo. Considerando um ciclo, o deslocamento é igual ao comprimento de onda (λ) e o intervalo de tempo é o período (T). Levando em consideração que a frequência (f) é o inverso do período (T) e, substituindo-se na expressão da velocidade, obtemos que a velocidade de propagação de qualquer onda é o produto do seu comprimento de onda (λ) pela sua frequência (f) – Equação Fundamental da Ondulatória.
Exercício Resolvido de Equação Fundamental da Ondulatória
Para finalizar a videoaula, o professor Flavio resolve um exercício aplicando todos os conceitos aprendidos sobre a Equação Fundamental da Ondulatória.
Confira mais videoaulas de Física voltadas para o vestibular acessando nossa seção de videoaulas.