Ponte de Wheatstone | Videoaulas - Hexag Medicina
07/07/2015 Aulas de Física

Aula em vídeo – Ponte de Wheatstone

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Aula em vídeo – Ponte de Wheatstone

É muito comum em nossos estudos de Eletrodinâmica estudarmos os medidores elétricos. Estudamos os medidores de intensidade de corrente elétrica (Amperímetros), os medidores de tensão elétrica (Voltímetros) e estudaremos uma das formas para verificarmos a resistência elétrica de um componente, é através de um circuito característico, conhecido por Ponte de Wheatstone! Entre muitos possíveis, a Ponte de Wheatstone é um tipo de “Ohmímetro”, ou seja, um medidor de resistência elétrica. Como isto ocorre?

O circuito estudado, ou trecho de circuito, possui a seguinte configuração:

Considere o trecho entre os pontos (A) e (B):

ponte-de-wheatstone

Circuito Estudado

Para que o circuito possa se comportar como um medidor, utilizaremos um Galvanômero como “ponte”, observe que a ponte é feita entre os pontos (C) e (D), justamente para que possamos perceber as mesmas quedas de tensão, logo o potencial elétrico no ponto (C), VC, será igual ao potencial elétrico no ponto (D), ou seja, VD:

ponte-de-wheatstone-equilibrio

Ponte de Wheatstone em Equilíbrio

A aplicação deste circuito como medidor de resistência só é possível na condição de equilíbrio, assim a intensidade de corrente elétrica no galvanômetro é nula, e vale, como consequência a seguinte relação:

R1 . R4 = R2 . R3

Portanto, se conhecermos três valores, determinamos o quarto!

Retornar ao Blog