Aula em vídeo – Velocidade Relativa
Nesta vídeo aula, o professor Kevork fala sobre velocidade relativa e exercícios de encontro e ultrapassagem, tópico de fundamental importância na cinemática. Esse assunto pode ser estudado usando movimento retilíneo uniforme, porém é dada uma abordagem diferente nesta vídeo aula.
1° Caso: Dois móveis com mesma direção e mesmo sentido
Considere uma trajetória e nela dois móveis movendo-se no mesmo sentido. Velocidade relativa consiste em fazer uma relação entre as duas velocidades, ou seja, a diferença entre elas.
Por exemplo, imagine que você está em uma estrada a uma velocidade de 120 km/h e um outro veículo passa por você a 140 km/h no mesmo sentido. A diferença, ou seja, a relação entre os dois é de 20 km/h.
Sendo assim, a velocidade relativa é a diferença das velocidades maior e menor.
2° Caso: Dois móveis com mesma direção e sentidos opostos
Considere uma trajetória e nela dois móveis movendo-se em sentidos opostos.
Inicialmente, você deve perceber que se os móveis deslocam-se em sentidos opostos as suas velocidades possuem sinais contrários. Efetuando-se a diferença entre elas obtemos uma soma (já que uma delas é negativa).
Sendo assim, a velocidade relativa é a soma das velocidades maior e menor.
Fórmula da Velocidade Relativa
Para achar o espaço entre os móveis ou o tempo de ultrapassagem, usamos a fórmula da velocidade relativa.
velocidade relativa = deslocamento relativo / tempo
É importante observar que:
– O deslocamento relativo entre partículas (corpos cujas dimensões podem ser desprezadas em relação ao fenômeno estudado) é a distância entre elas.
– O deslocamento relativo entre corpos extensos (corpos cujas dimensões não podem ser desprezadas em relação ao fenômeno estudado) é a soma de seus comprimentos.
Exercícios Resolvidos de Velocidade Relativa
Para finalizar a aula em vídeo, o professor Kevork resolve dois exercícios abordando os conceitos desse importante assunto da cinemática – velocidade relativa.