Previsão Fuvest 2016 – História Geral
Transição de períodos históricos
Tradicionalmente em História Geral, a Fuvest cobra dos vestibulandos temas de transição de um período para o outro, tais como a passagem da Idade Antiga para Idade Média, da Idade Média para a Idade Moderna e da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.
Grécia e Roma
Em Idade Antiga, o candidato deve atentar para Grécia e Roma com ênfase em temas como a democracia ateniense e crise do Império Romano na transição da Idade Antiga para a Idade Média (crise do escravismo e invasões bárbaras).
Feudalismo e suas características
No período conhecido como Alta Idade Média, atenção para o feudalismo e suas características econômicas (servidão), políticas (suserania e vassalagem) e culturais (a influência da Igreja). Já na Baixa Idade Média, o vestibulando deve priorizar o estudo da transição feudo-capitalista (Renascimento Comercial e Urbano, crise do século XIV e Renascimento Cultural).
Reforma Protestante, Absolutismo, Revolução Industrial e Iluminismo
Em Idade Moderna, assuntos como Reforma Protestante, Absolutismo, Revolução Industrial, e, principalmente, Iluminismo, revolução intelectual/cultural que influenciou a Independência dos EUA, os movimentos emancipacionistas no Brasil (Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana) e na América Espanhola e a Revolução Francesa.
Idade Contemporânea
Finalmente, na Idade Contemporânea, destaque para temas como o Neocolonialismo, a Primeira Guerra Mundial, a crise de 29, o nazifascismo, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.