Videoaula – Triângulos Semelhantes
O professor Cavalcante, nesta videoaula de geometria, aborda um assunto de muita incidência nos vestibulares: figuras semelhantes e triângulos semelhantes.
Figuras Semelhantes
A ideia de semelhança é intuitiva e não fica difícil para o aluno perceber que duas figuras semelhantes são aquelas que possuem a mesma forma. Um dos elementos que garante a forma em uma figura é a medida de abertura dos ângulos. Porém, duas figuras podem ter a mesma medida de abertura dos ângulos e tamanhos diferentes.
Ângulos Iguais e Lados Proporcionais
Matematicamente, podemos afirmar que duas figuras são semelhantes se a medida dos ângulos for igual e a medida dos lados delas for proporcional.
Observando, na aula, o exemplo de dois hexagonos, temos que a medida dos ângulos é a mesma porém a medida dos lados não é proporcional, o que nos leva a concluir que as duas figuras não são semelhantes.
Triângulos Semelhantes
É importante destacar que a figura mais cobrada nos exames é o triângulo. No caso específico dos triângulos, basta que um par de ângulos seja congruente para que eles sejam semelhantes.
Lembrando que a soma dos ângulos de um triângulo é sempre 180°, se em dois triângulos um par de ângulos for congruente, o terceiro ângulo desses triângulos necessariamente também será.
Em dois triângulos semelhantes, qualquer par de medida em comprimento (lado, altura, perímetro etc) tem a mesma proporção.
Exercício Resolvido de Triângulos Semelhantes
Finalizando a aula, o professor Cavalcante resolve um exercício da Fuvest aplicando a teoria de triângulos semelhantes.
Confira mais videoaulas de Matemática aqui no Hexag Medicina para não deixar passar nada no vestibular.