Dicas Enem 2015 - Química | Videoaulas - Hexag Medicina
19/10/2015 Aulas de Química

Dicas Enem 2015 – Química

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Dicas Enem 2015 – Química

A Prova de Química do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Nesta videoaula o professor Igor da equipe de química do Hexag Vestibulares comenta sobre os temas mais recorrentes na prova de química do ENEM e como os assuntos podem ser cobrados.

Solubilidade no Enem

De acordo com o professor e com base nas últimas provas, o aluno deve ficar bastante atento e revisar o tema “interações intermoleculares” dando bastante atenção para questões de solubilidade, ou seja, os motivos pelos quais uma substância pode ou não ser solúvel em outra.

“Para termos uma ideia da importância deste assunto, em 2011 e também 2012, cada prova trouxe duas questões que envolviam esse conteúdo” – conta o professor.

Funções Orgânicas e Inorgânicas no Enem

Outro ponto importante é o reconhecimento de funções orgânicas e inorgânicas, bem como suas características, naquilo que diz respeito de como as substâncias interagem no meio ambiente e como elas podem estar envolvidas em questões ambientais, como por exemplo, a poluição do ar, água e solo.

Concentração de Soluções no Enem

Ainda neste contexto, o aluno deve se preparar para realizar cálculos que envolvem concentração de soluções (concentração comum, concentração em mol/L, título ou porcentagem em massa e ppm – partes por milhão) relacionadas a um poluente ou então a um processo produtivo, por exemplo.

“Fica evidente que ENEM gosta de questões teóricas, mas os cálculos sempre estão presentes e muitas vezes envolvem valores um tanto quanto chato para se chegar ao resultado final.”

Atenção aos Cálculos Estequiométricos na prova do Enem

Atenção aos cálculos estequiométricos e aos processos que envolvem rendimento de reações químicas e pureza/ impureza de reagentes químicos.

E para finalizar, é válida uma boa revisão nas reações de oxirredução (espontaneidade de reações redox, pilhas e eletrólise), além da cinética e equilíbrio químico.

Retornar ao Blog