Dicas Enem 2015 – Sociologia e Filosofia
Sociologia e Filosofia para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
Já se passam alguns anos da presença de questões de Filosofia e Sociologia no ENEM. Sendo assim, já é possível antever os temas que podem aparecer na próxima avaliação.
O ENEM é uma avaliação nacional e reflete bastante o pensamento de seus idealizadores. As questões de Sociologia tem exigido do aluno a capacidade de discutir múltiplos temas, mas três deles são recorrentes: o capitalismo, o universo da cultura e os Estudos de Gênero.
Ele discute muito o aspecto mais desumanizador do capitalismo: sua tendência a privilegiar os mais fortes e ricos em detrimento dos mais fracos e pobres, além das próprias características das relações de trabalho.
O universo da cultura, principalmente o que muitos chamam de cultura popular, está sempre presente nas provas do ENEM: a Tropicália, a MPB, festas como o Bumba meu Boi ou o sincretismo religioso.
Uma quantidade crescente de questões que discute as transformações que a condição da mulher nas sociedades contemporâneas , tema conhecido como Estudos de Gênero, também pode ser observada.
Já na Filosofia, os idealizadores do ENEM parecem se concentrar nos filósofos clássicos gregos, em especial Platão e Aristóteles. Ambos pensadores dedicaram muito de seu tempo à ética, ou seja, ao código de princípios e valores que regem um grupo. As questões desta disciplina quase sempre apelam para a igualdade primordial entre os homens e a necessidade de que todos se submetam as mesmas leis.
Um outro tema que tem certa recorrência é o Iluminismo, principalmente quando esse se refere a Racionalidade como princípio orientador da ação humana.