Relação entre ética e cidadania e sua influência em nossas ações - Hexag Medicina
28/06/2024 Aulas de Sociologia e Filosofia

Relação entre ética e cidadania e sua influência em nossas ações

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Relação entre ética e cidadania e sua influência em nossas ações

Quando pensamos a respeito do que move nossas decisões fica evidente que os princípios de ética e cidadania têm papel relevante. Esses valores são essenciais no processo de escolha de como agir e de ação. Continue lendo para saber mais a respeito. 

Como ética e cidadania influenciam nossas ações

Todos os dias, tomamos decisões, fazemos escolhas de como agir e pode até parecer ser algo automático. Contudo, há princípios que guiam essas escolhas e influenciam nossas ações, a forma como agimos em relação a nós mesmos e ao outro. Mas, de que maneira essa influência acontece? Por que agimos da forma como agimos? 

Ao nos depararmos com uma situação podemos agir de uma ou de outra forma. Em nosso dia a dia atribulado podemos não nos atentar para o que conduz nossas ações e decisões. É natural agirmos e pronto, geralmente baseados no senso comum. 

Ações por senso comum

Podemos observar que há um padrão ou tendência de forma de agir das pessoas de um determinado grupo e/ou sociedade, diante de algumas situações. Por exemplo, ao encontrar uma carteira com dinheiro e documentos sabemos que o correto é procurar o seu dono(a) e devolver. 

Outra situação que serve de exemplo é ceder o lugar no ônibus para uma pessoa idosa ou uma gestante. Desistir de uma pessoa por quem nos interessamos ao descobrir que ela tem namorado(a) também é um exemplo de ação com base no senso comum. 

O que é a Ética?

Ética é um conceito estabelecido na Filosofia e que se reflete sobre as noções e princípios fundamentais para a vida moral. Tem reflexo sobre as ações individuais e aquelas que afetam a coletividade. 

A palavra ética vem do termo êthos em grego e tem como significado caráter ou índole. Diz respeito à maneira de uma pessoa ou de uma sociedade. O princípio ético tem forte influência sobre nós e nossa forma de agir mesmo que ele não seja determinante na ação final. 

Em outras palavras, ainda que haja expectativas para agir de forma ética nas situações e relações cotidianas, nem sempre esse princípio aparece na atitude tomada. Diante de um determinado fato ou situação, é possível identificar ações e decisões antiéticas. 

A ética e as leis

A expectativa de ações éticas é não apenas por parte das pessoas com quem nos relacionamos, mas também, é cobrada pelo Estado-nação. A forma de fazer essa cobrança é através dos direitos e deveres do cidadão que estão expressos na forma de regras e leis. 

Dessa forma, tais regras e leis vigentes também guiam as ações e estabelecem valores e predisposições que se refletem em nossa forma de agir. Também se reflete em nossa maneira de enxergar e nos relacionar com o mundo. 

Dessa forma, acredita-se que as leis servem para manter a ética das nossas ações assegurando relações interpessoais justas e seguras. Essa é também uma forma de manter a ordem social. 

Princípio ético e senso comum

Ao refletir sobre o motivo de nossas ações, percebemos que muitas delas são guiadas por alguns valores e predisposições que definem nossa forma de agir. Tais valores e predisposições são diretamente influenciados por inúmeros fatores. A ética é um desses fatores, logo o princípio ético das ações é um senso comum. 

Trata-se do senso comum que influencia as relações interpessoais da em nossa sociedade. Essas relações são estabelecidas entre duas ou mais pessoas em diferentes contextos como escola, família, trabalho ou comunidade. 

Relação entre ética e cidadania

É possível perceber que ética e cidadania tem uma relação estabelecida entre si. Para ser considerado um bom cidadão ou cidadã, é essencial agir de acordo com os princípios éticos definidos pelo Estado-nação por meio de leis. 

O sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall é o principal autor de referência a respeito da cidadania na Sociologia. De acordo com T. H. Marshall, um cidadão pleno é aquele que exerce seus direitos políticos, civis e sociais de forma mais efetiva. Entenda mais sobre os direitos:

  • Direitos civis – os direitos que garantem as liberdades individuais como o direito de se expressar e pensar e o direito de ir e vir. 
  • Direitos políticos – são os direitos que asseguram participação nas relações de poder da sociedade seja podendo votar ou ser votado. 
  • Direitos sociais – são os direitos considerados fundamentais para construir uma vida digna e ter bem-estar social como saúde, educação, moradia e lazer. 

Processo de construção da cidadania

A humanidade se encontra em processo constante de construir e aprimoramento na busca por mais direitos e uma vida melhor. O princípio ético permeia esse processo de criação e manutenção de direitos e garantias individuais e coletivas. No decorrer desse processo houve alguns marcos históricos como:

  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – elaborada durante a Revolução Francesa, em 1789. 
  • Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) – promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O texto dessa declaração mais recente foi elaborado por representantes de diversas origens culturais e jurídicas. Esse texto delineia os direitos humanos básicos oferecendo as diretrizes principais para a definição dos princípios éticos que guiarão as relações interpessoais. 

Gostou de saber mais sobre a relação entre ética e cidadania? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog