Aula em vídeo – Emile Durkheim
Emile Durkheim: As Regras do Método Sociológico
A sociologia é normalmente definida como a ciência da sociedade e foi o pensador francês Emile Durkheim (1858 – 1917) o primeiro a propor o que até hoje o modus operandi da sociologia: o estudo dos fatos sociais de modo sistemático, experimental e principalmente através de metodologia consagrada. Ao definir esses parâmetros, Durkheim criou o que nós conhecemos hoje como Sociologia, e toda essa concepção foi feita no seu mais famoso trabalho: As Regras do Método Sociológico.
Emile Durkheim: O Suicídio
Como que querendo demonstrar seu método, Durkheim escreve O Suicídio. Um fato social como a auto-interrupção de uma vida poderia a princípio não ser considerado objeto de estudo da Sociologia. Contrariando expectativas, Durkheim brilhantemente enquadra os suicídios em três tipos:
→ Suicídio egoísta: o indivíduo não vê mais sentido na vida. Os valores individuais superam os coletivos
→ Suicídio altruísta: o indivíduo se suicida em prol de outro (s), como em um salvamento, ou durante uma guerra.
→ Suicídio anômico: A anomia social descrita por Durkheim é aquela do caos, onde todas as regras sociais deixam de fazer sentido. Observável em momentos de crise aguda.
Além das tipificações sociais dos suicídios, Durkheim também criou outro importante conceito: o da solidariedade mecânica (típico das sociedades tradicionais) e a solidariedade orgânica (típica das sociedades modernas).