Tudo que você precisa saber sobre a Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, é uma das mais procuradas pelos candidatos interessados no curso de Medicina. Fundada em 1966, essa instituição se destaca pela sua produção científica, quase 15% do total no país. Além disso, é uma das universidades mais bem avaliadas do Brasil.
Como ingressar na Unicamp?
O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do Brasil, até 2018 a seleção de candidatos era realizada somente pela prova tradicional da instituição.
A partir de 2019, a universidade de Campinas passou a selecionar os estudantes também através do Enem, vestibular indígena e cotas étnico-raciais.
Vestibular tradicional da Unicamp
O vestibular tradicional da Unicamp é realizado em duas fases. As provas são iguais para todas as áreas. Alguns cursos têm uma terceira etapa de avaliação como Arquitetura e Urbanismo e Artes Cênicas.
O curso de Medicina da Unicamp tem duas etapas, sendo a primeira delas constituída de questões objetivas sobre conhecimentos gerais. Essa primeira etapa é eliminatória. A segunda etapa é composta por questões dissertativas e uma redação.
Confira abaixo a distribuição das questões na prova de conhecimentos gerais da Unicamp:
- 13 questões de Língua Portuguesa e Literatura;
- 13 questões de Matemática;
- 12 questões de matérias Interdisciplinares;
- 9 questões de História;
- 9 questões e Biologia;
- 9 questões de Química;
- 9 questões de Física;
- 9 questões de Geografia;
- 7 questões de Inglês.
Na segunda fase, os conhecimentos abordados são mais específicos. Essa fase é dividida em três etapas, cada uma tem duração máxima de 4 horas e são separadas em três dias.
No total, essa etapa possui 46 questões e uma redação dissertativa argumentativa com peso de 24 pontos. Confira abaixo a distribuição das questões:
Etapa 1 da segunda fase:
- 6 Questões de Português;
- Redação.
Etapa 2 da segunda fase:
- 6 Questões de História;
- 6 Questões de Matemática;
- 6 Questões de Geografia.
Etapa 3 da segunda fase:
- 6 Questões de Química;
- 6 Questões de Biologia;
- 6 Questões de Física.
O processo seletivo da Unicamp é realizado pela comissão responsável, a Comvest. As inscrições são realizadas pelo site dessa comissão.
Dicas para o dia do vestibular da Unicamp
A Unicamp faz algumas recomendações para os candidatos que realizarão a prova do vestibular.
- Leve o documento original de identidade indicado no momento da inscrição;
- Leve lápis preto, borracha e caneta de tinta preta de tubo transparente;
- Os candidatos convocados para a segunda etapa do processo seletivo devem levar fotografia 3×4 atual.
De acordo com a Comvest, os candidatos podem levar bebidas como água, refrigerantes e sucos. Também podem levar comida como balas, doces, barras de cereais, entre outros.
Resultado da prova da Unicamp
As datas dos resultados são divulgadas nos editais da Comvest. No site há um calendário disponível com todas as datas de todas as fases. Não perca as datas, pois os candidatos selecionados para a segunda etapa devem fazer a sua inscrição para a outra fase pelo site da Comvest.
Os candidatos selecionados para a segunda etapa que não realizarem a inscrição serão excluídos do processo seletivo. A Comvest reforça que a responsabilidade de acompanhamento de datas é do candidato.
Como se inscrever para o vestibular de Medicina da Unicamp?
O candidato deve ter concluído ou estar para concluir o Ensino Médio. Para efetivar a sua inscrição é necessário preencher o formulário de inscrição disponível na página da Comvest. Nesse formulário é necessário preencher o CPF do candidato que está se inscrevendo.
Na sequência é necessário efetuar o pagamento do boleto do valor da taxa de inscrição. Os valores dessa taxa variam conforme cada edital. Candidatos que tenham isenção devem portar o comprovante de inscrição. Os estudantes que realizaram o pagamento da taxa devem verificar a sua situação no site da comissão.
Nota de corte de Medicina na Unicamp
Ingressar em um curso de graduação da Unicamp exige uma nota alta, pois é uma disputa acirrada. O curso de Medicina da instituição é um dos mais concorridos do país. Nesse curso, a nota de corte é de 720,7. Já a relação de candidato por vaga é de 324,7.
A Unicamp oferece 120 vagas para Medicina anualmente, sendo que dez dessas vagas são destinadas a estudantes da rede pública de Campinas através do ProFIS. Os candidatos que desejam conquistar uma vaga em Medicina nessa instituição devem ter um bom preparo.
Por isso contar com um cursinho como o Hexag, focado nessa prova, faz toda a diferença. Com metodologia desenvolvida especificamente para a competição e exigência de provas como a da Unicamp, o Hexag pode levar mais longe.
O curso de Medicina da Unicamp
O curso de Medicina é o mais antigo da Unicamp, existe desde 1963 na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O corpo docente do curso é um dos grandes destaques com nomes renomados. A graduação em Medicina tem um período mínimo de 6 anos e máximo de 9.
A faculdade oferece assistência médica para diversos hospitais da rede pública de Campinas, incluindo:
- Hospital das Clínicas;
- Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher;
- Hemocentro;
- Hospital Estadual de Sumaré;
- Gastrocentro, entre outros.
Gostou de saber mais sobre a Unicamp? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!