30/12/2021 Redação

Assuntos relacionados à covid-19 que podem ser tema de redação de vestibular

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Assuntos relacionados à covid-19 que podem ser tema de redação de vestibular

A pandemia de Covid-19 transformou o mundo completamente, a rotina das pessoas mudou em diferentes aspectos. O coronavírus é um dos principais focos de discussões em áreas como saúde, economia, política, entre outras.

A seguir iremos apresentar 12 assuntos relacionados à pandemia do coronavírus que podem ser abordados em temas de redação de vestibulares e Enem. Fique ligado!

Covid-19: assuntos relacionados que podem ser temas de redação

O acontecimento que mudou os rumos da vida cotidiana em escala global pode ser abordado na forma de diferentes tópicos. Confira uma lista com assuntos ligados à Covid-19 que podem ser cobrados como temas de redação de vestibulares. 

Lembrando que o objetivo não é adivinhar potenciais temas e sim ajudar o candidato a se preparar para construir argumentações consistentes com o que está acontecendo no mundo. 

1. Consequências econômicas da pandemia

Um dos temas mais em pauta a respeito da Covid-19 é a crise econômica decorrente da pandemia. Os vestibulares podem solicitar que os candidatos desenvolvam textos a respeito do endividamento das pessoas, cidades e estados. A dica é não focar apenas nas consequências econômicas, mas como elas afetam a vida da sociedade como um todo.  

2. Consequências psicológicas da pandemia e do isolamento

Durante a pandemia de Covid-19, houve um aumento considerável de problemas relacionados à saúde mental. O isolamento social e o medo constante da morte levaram muitas pessoas a desenvolver quadros clínicos de ansiedade, depressão e outros transtornos. 

A mudança abrupta de estilo de vida e o confinamento forçado de milhões de pessoas pode ser um tema interessante de redação. Ler a respeito das doenças mentais mais diagnosticadas pós-isolamento pode ser relevante. 

3. Impactos da pandemia na política

É possível que o tema da redação de alguns vestibulares foque na esfera política. O Estado sai mais forte ou mais fraco da crise? Municípios e estados brasileiros conseguiram maior visibilidade ou não diante do governo federal? Leia a respeito do gerenciamento da crise para desenvolver bons argumentos. 

4. Organização social

Você já se questionou sobre como será o mundo pós-pandemia? Uma das formas de abordar o tema da Covid-19 é justamente fazer essa pergunta aos candidatos. Nessa redação, é importante refletir sobre como será o estilo de vida das pessoas. 

Será que retomarão o ritmo anterior à pandemia ou haverá mudanças significativas? Como será nossa relação com a tecnologia, que foi tão relevante durante o período de isolamento? 

5. Ciência

No centro de acaloradas discussões, a ciência sai fortalecida ou enfraquecida da pandemia? Houve grande mobilização da comunidade científica para desenvolver vacinas, métodos de testagem e remédios em um prazo recorde. Essas realizações levaram à discussão a respeito da necessidade de protocolos para o desenvolvimento de medicamentos. 

Outro viés que pode ser cobrado é o da relevância da pesquisa científica na busca pela cura e tratamento da doença. Leia a respeito da importância das universidades e programas de pesquisa nesse processo. 

6. Relações internacionais 

A pandemia de coronavírus certamente teve grande impacto no âmbito das relações entre os países. Um tema válido de ser cobrado diz respeito a como essas relações serão conduzidas e quais as consequências que os fechamentos de fronteiras podem ter deixado. 

O comércio exterior sofreu grandes quedas nesse período. Como a comunidade internacional irá se reorganizar para lidar com questões sanitárias, humanitárias e econômicas? 

7. Hiperconvivência familiar 

O isolamento social fez com que muitas famílias passassem a conviver muito mais. Quais são os possíveis resultados dessa hiperconvivência familiar? Como lidar com os conflitos familiares que vieram à tona nesse período? Como será a convivência com as pessoas de fora do círculo familiar pós-quarentena? 

8. Noção de liberdade

Em um contexto em que o isolamento social significa salvar vidas, é certo invadir a privacidade dos indivíduos para se certificar do cumprimento dessa regra? Há grande debate sobre punir quem desobedece ao isolamento e usar a geolocalização dos smartphones como uma forma de coibir esse descumprimento. As noções de liberdade serão alteradas? Há mudanças significativas no entendimento de liberdade individual?  

9. Acesso à internet e educação

Em um momento em que as aulas precisaram migrar para ambientes virtuais, ficou ainda mais evidente a grande discrepância entre os estudantes de diferentes classes sociais.

A democratização do acesso à internet se tornou um tema bastante discutido, afinal, não ter conexão impediu muitos estudantes de seguir o seu processo de aprendizado. Em uma redação a respeito desse tema é válido refletir sobre as consequências de curto e longo prazo desse período de aulas online em um país tão desigual. 

10. Saúde pública

Durante o auge da pandemia de Covid-19, ficou evidente a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) no gerenciamento da crise sanitária. Partindo desse ponto, é essencial refletir sobre as deficiências do sistema e como elas precisam ser sanadas para que haja mais organização na administração de uma situação caótica como uma pandemia. É possível que o tema também solicite ao candidato explanar sobre a relevância de ter um sistema de saúde pública com acesso a toda a população. 

11. Valorização dos profissionais de saúde

Os trabalhadores da linha de frente da pandemia receberam todo o suporte que precisavam para cumprir sua missão? Esse tema pode ser abordado sob diferentes vieses, como o da atenção à saúde mental desses profissionais, melhores condições financeiras, suporte financeiro para as famílias em caso de morte e jornadas de trabalho. Vale pensar a respeito de políticas públicas que possam melhorar as condições de vida e trabalho desses profissionais. 

12. Solidariedade

A perda de milhares de vidas ao longo da pandemia de Covid-19 nos tornou mais solidários? Há mais pessoas sendo empáticas com o sofrimento alheio ou mais pessoas calculando apenas os prejuízos financeiros pessoais? 

A forma como as pessoas reagiram a esse momento ímpar pode ser um tema cobrado na redação de vestibulares. Uma boa dica é ler a respeito das consequências da solidariedade para o tecido social. 

Esses 12 assuntos relacionados à Covid-19 podem ser cobrados como tema de redação de vestibulares!

Retornar ao Blog