Explorando a metalinguagem: definição e exemplos práticos - Hexag Medicina
19/06/2024 Português

Explorando a metalinguagem: definição e exemplos práticos

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Explorando a metalinguagem: definição e exemplos práticos

A metalinguagem é uma das funções da linguagem e tem relação com as mensagens que evidenciam a própria linguagem usada na comunicação. Pode ser identificada tanto em textos verbais como em não verbais voltados para si mesmo como filmes, por exemplo. Continue lendo para saber mais. 

O que é metalinguagem?

A comunicação utiliza a linguagem para poder se efetivar, através dela são enviadas mensagens. Existem diferentes tipos de linguagem como a:

  • Cinematográfica; 
  • Poética;
  • Literária, entre outras. 

A metalinguagem é uma das funções da linguagem, podemos conceituá-la como sendo uma mensagem que coloca em evidência a própria linguagem nela utilizada. Um filme cuja história fala sobre o cinema e um romance que fala sobre literatura são exemplos de metalinguagem. 

A metalinguagem na literatura 

Na literatura, a metalinguagem é bastante comum, especialmente na poesia. Um exemplo é o soneto “A um poeta” de Olavo Bilac (1865-1918). O tema desse poema é fazer poético. Leia a seguir: 

 

Longe do estéril turbilhão da rua,

Beneditino escreve! No aconchego

Do claustro, na paciência e no sossego,

Trabalha e teima, e lima, e sofre e sua!

 

Mas que na força se disfarce o emprego

Do esforço: e trama viva se construa

De tal modo, que a imagem fique nua

Rica mas sóbria, como um templo grego

 

Não se mostre na fábrica o suplício

Do mestre. E natural, o efeito agrade

Sem lembrar os andaimes do edifício:

 

Porque a Beleza, gêmea da Verdade,

Arte pura, inimiga do artifício,

É a força e a graça na simplicidade.

 

A metalinguagem na pintura

Uma obra que é um exemplo de metalinguagem na pintura é a tela “As meninas” do pintor espanhol Diego Velázquez (1599-1660). Velázquez retratou a si mesmo nessa obra com seu pincel e paleta nas mãos. A pintura evidencia o ato de pintar. 

A metalinguagem na música

Na música, podemos citar como exemplo de metalinguagem “Esta canção” de Lulu Santos. O compositor fala em sua música sobre a própria canção, confira um trecho a seguir: 

 

Eu lhe fiz esta canção

Para lhe pedir perdão

Tenho sido tão vão

 

Na procura insana

Por gratificação

 

[…]

 

A metalinguagem no cinema 

Em 1988, o filme franco-italiano “Cinema Paradiso” foi o vencedor do Oscar. A produção de Giuseppe Tornatore conta a história de um menino chamado Totó que conhece a magia do cinema. Quem lhe apresenta esse mundo fantástico é o seu amigo projecionista Alfredo. 

A metalinguagem na publicidade 

Geralmente, a metalinguagem é empregada na publicidade quando a linguagem é utilizada para falar sobre a própria publicidade. Dentre os exemplos estão os anúncios desenvolvidos para anunciar eventos de publicidade. 

A metalinguagem nas gramáticas

A metalinguagem está presente nas gramáticas em diferentes casos, não somente na definição do conceito de gramática. Podemos exemplificar, por exemplo, quando uma gramática usa uma oração para definir o que é uma oração. Também é um exemplo quando se usa um verbo para conceituar um verbo. 

Metalinguagem x intertextualidade: conheça as diferenças

Em linhas gerais, a metalinguagem surge quando um texto faz referência a si mesmo, ou seja, está falando sobre ele próprio. Por sua vez, a intertextualidade consiste em um diálogo estabelecido entre um ou mais textos, verbais ou não verbais.

A intertextualidade promove um diálogo com outros textos podendo estabelecer novos sentidos. Já a metalinguagem tem como foco usar a linguagem para falar de si mesma. Essas são duas funções bastante interessantes e importantes. Confira abaixo um trecho da música “Língua”, de Caetano Veloso, um exemplo de intertextualidade: 

 

Gosto de sentir minha língua roçar

A língua de Luís de Camões

Gosto de ser e de estar

E quero me dedicar

A criar confusões de prosódia

E uma profusão de paródias

Que encurtem dores

E furtem cores como camaleões

Gosto do Pessoa na pessoa

Da rosa no Rosa

E sei que a poesia está para a prosa

Assim como o amor está para a amizade

E quem há de negar que esta lhe é superior

E deixa os portugais morrerem à míngua

“Minha pátria é minha língua”

Fala Mangueira!

Fala!

 

[…]

 

Flor do Lácio Sambódromo

Lusamérica latim em pó

O que quer

O que pode

Esta língua

 

Observe que essa canção dialoga tanto com Camões quanto com Noel Rosa. Também cita Fernando Pessoa no trecho “Minha pátria é minha língua” em que referencia o livro “Desassossego”. 

Nessa obra, o poeta escreveu “Minha pátria é a língua portuguesa”. Há ainda o diálogo com o poema “Língua portuguesa” de Olavo Bilac, cujo primeiro verso é: “Última flor do Lácio, inculta e bela”.

A importância da metalinguagem

O entendimento do conceito de metalinguagem é essencial para quem está se preparando para o Enem e vestibulares. Além de ser essencial para a análise e interpretação de textos, também é uma ferramenta que pode ser empregada na redação.

O uso da linguagem para falar de si mesma permite trazer novas perspectivas para aquilo que está sendo produzido. Também é uma forma de se aproximar mais do leitor, convidando-o para decifrar a própria linguagem. Ao utilizar esse recurso é possível chegar a resultados mais complexos.  

Resumo sobre metalinguagem

  • Trata-se de uma das funções da linguagem. 
  • A metalinguagem pode estar presente em textos verbais e não verbais. 
  • Os textos metalinguísticos são referentes à própria linguagem. 
  • Intertextualidade é o diálogo entre textos. 

Gostou de saber mais sobre metalinguagem? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog